top of page
o que é o financ_edited.jpg
 

Qual a diferença entre entrada de financiamento imobiliário e sinal de compra do imóvel?

 

Basicamente, os valores comentados são os mesmos, e possuem finalidades diferentes, porém, complementares. Isso porque, na entrada do financiamento imobiliário, seja qual for o valor juntado (desde que acima de 20% do valor total da propriedade), será descontado do valor financiado pelo banco. Enquanto, o sinal de compra, tem como finalidade ser uma garantia não apenas para o comprador (de que o imóvel estará reservado até o final das questões burocráticas nas negociações), como também, para o próprio vendedor, que reservará a sua propriedade, deixando de vendê-la para outro interessado,  sem correr riscos de maiores prejuízos, caso a negociação não vá adiante. 

​

Aproximadamente 30 dias após a emissão do Registro, os recursos do financiamento são liberados. Isso significa que o proprietário receberá o valor do imóvel e estará apto a disponibilizar as chaves para o comprador.

Caso ainda haja alguma pendência quanto a documentação ou rente algum valor da entrada pendente para pagamento, esse é o momento para quitá-las. Do contrário, pode haver atrasos na entrega das chaves.

Ao longo dos anos, o cliente pode utilizar o FGTS ou outros recursos para abater o saldo devedor, diminuindo a quantidade ou valor das parcelas. Por isso, poucas pessoas utilizam todos os 420      meses para quitar seu imóvel.

​

​

​

​

​

 Confira quais são as principais tarifas envolvidas durante todo o processo:

​

Taxa de avaliação do bem
Depois de aprovar o crédito, o banco verifica as informações sobre o imóvel e requer uma avaliação da propriedade, para isso é necessário contratar um profissional especializado para analisar e atestar o estado atual do imóvel.

Portanto, você deverá pagar a taxa de avaliação do bem para cobrir os custos dessa visita. 

Taxa de contratação bancária

Imposto de Transmissão de Bens de Imóvel
O Imposto de Transmissão de Bens de Imóvel (ITBI) é cobrado pela prefeitura através do cartório. 

O ITBI varia de acordo com o valor da transação, ficando entre 2% a 5%, e pode haver descontos se for a primeira aquisição do comprador e dependendo do sistema que o banco aderiu.

Tarifa de Registro do Imóvel
Para registrar o imóvel, é necessário pagar a Tarifa de Registro do Imóvel no cartório, de acordo com a tabela de valores estabelecida pelo estado. 

Mas é importante saber que existem quatro modalidades de registro: 

Registro de Compra: quando há transferência de posse;
Registro da Alienação Fiduciária: quando há transferência de propriedade do bem ao credor como garantia de pagamento; 
Averbação de registros anteriores: quando há alterações nos registros existentes do imóvel; e Certidão de Ônus, que informa sobre a legalidade do imóvel.

​

Equipe

Vamos trabalhar juntos?
 


Atendimento  exclusivo para:

corporativo, imprensa , marketing, Merchant, empreendimentos, financeiras, corretores, jurídico

​

rh@sofisaimoveis.com

 

bottom of page